terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Brinquedos para fazer em casa


Em tempo de férias muitos pais se perguntam como entreter as crianças em casa? É fundamental despertar a criatividade da garotada e evitar que eles fiquem o dia todo em frente ao computador. Por isso, a Dica ECO de hoje é sobre brinquedos para fazer em casa com materiais recicláveis. Dá para montar pipa, cinco marias, pé de lata, cama de gato, enrola-bola... Começamos pela Pipa!



Feita de jornal, essa variação do papagaio (ou pipa, como é conhecido em algumas regiões) vai divertir a meninada nos dias de vento. Também conhecida como papagaio ou capucheta, a pipa sempre deve ficar longe da rede elétrica.

IDADE - A partir de 6 anos.

O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora, ritmo e relação entre espaço e tempo.

COMO FAZER - Corte um quadrado de folha de jornal com 32 centímetros de lado. Apenas para marcar o papel, dobre a folha ao meio, formando um triângulo. Abra a folha deixando a marca em posição vertical e vire para trás a ponta de cima. Com um palito, faça um furo em cada uma das outras pontas. Corte um pedaço de linha de 30 centímetros, passe pelos furos das pontas direita e esquerda e amarre. Agora faça a rabiola. Corte 70 centímetros de linha e amarre tirinhas de jornal nela, uma seguida da outra. Prenda esse fio na ponta de baixo. Por fim, fixe a linha do carretel no centro do fio preso nas laterais.

COMO BRINCAR - O aluno segura a linha da capucheta e começa a correr. Enquanto ele avança, o vento ajuda a colocá-la no alto. Para fazer essa atividade em grupo, você pode organizar um campeonato em que o desafio é ficar mais tempo com o papagaio no ar.

LEMBRETE - Só é possível brincar em dias de vento e longe da rede elétrica. Alerte a criançada para os perigos do cerol.


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/brinquedos-artesanais-408190.shtml
Imagem: Reprodução/ Dulla

2 comentários:

  1. Gostei, muito !!! Beijos:
    cillyos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda mais que nos dias de hoje temos poucos espaços para brincar com essas coisas...até!

      Excluir