segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Brinquedos recicláveis


Pegando carona na Oficina de Arte e Cultura que realizamos dia 11 de fevereiro aqui na ECO, hoje vamos mostrar como é possível reutilizar materiais que seriam jogados no lixo e transformá-los em brinquedos ecologicamente corretos. Veja o que diz a pedagoga Bernadete Wolf Cisz, para o site Educar para Crescer

Brincando de transformar


De que forma transformar lixo reciclável em brinquedos pode beneficiar o aprendizado




O brinquedo faz parte da vida da criança. Com os brinquedos, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes como a atenção, a imitação e a memória nas brincadeiras e nos jogos. A criança ordena o mundo a sua volta nas brincadeiras, nos jogos, na fantasia, nas atividades diversificadas, nos trabalhos individuais ou em grupo, assimilando experiências e informações e, sobretudo, incorporando valores. É a partir do brinquedo e do jogo que ela reproduz e recria o mundo em que vive.

Ela começa a explorar seu corpo nos primeiros meses de vida, sendo ele o primeiro brinquedo utilizado. Em seguida, passa a explorar objetos do meio que produzem estimulações visuais. É adequado à criança associar em suas construções os materiais mais heterogêneos: pedras, bolinhas, latinhas, caixinhas, papéis, madeira, cada um deles pode ter seu sentido.

A sucata é um recurso que pode ser utilizado pelas crianças na escola ou em casa. A construção do seu próprio brinquedo contribui para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, pois a criança terá a oportunidade de explorar e utilizar objetos que fazem parte de sua vida cotidiana.

A sucata oferece inúmeras possibilidades criativas. É absolutamente fascinante ver uma criança transformar, por exemplo, uma simples caixa de leite numa fantástica nave espacial com tripulantes e tudo. Os resultados são diversos, inesperados, e por isso mesmo fascinante, pois expressa uma enorme liberdade no criar.

A criança transforma o objeto de acordo com o imaginário, suas fantasias, seus desejos e também suas habilidades. Ela dá um valor afetivo ao material com o qual trabalha. Os objetos construídos por ela são tratados com muita afeição, fato que pode ser observado com frequência no cotidiano. Antes de transformá-lo num objeto, a criança brinca com determinado material tendo com ele uma relação de afeto.

Podemos participar deste processo:

Dando à criança a oportunidade de exploração do ambiente, criando, fantasiando, socializando.
Participando efetivamente como mediador no processo de confecção de jogos pedagógicos: quebra-cabeça, dominó, monóculo, dados, encaixe, caixa de estímulos, caixa surpresa, jogos de adivinhação, jogo da memória, jogos com balões, vestir o boneco, ábaco de argolas, pescaria, livro de texturas, baralho, bingo de figuras e da criação de brinquedos e engenhocas.
Com base no lúdico, a criança constrói o seu próprio conhecimento, desenvolve habilidades e incorpora atitudes e valores.

Foto: Getty Images



2 comentários:

  1. Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, acham que precisam encher o quarto da criança de brinquedos comprados em lojas, e terminam cometendo um erro, pois perdem a oportunidade de dedicar-se, junto com a criança, na gostosa brincadeira de construir brinquedos a partir de material reciclado.

    Parabéns pela iniciativa de publicar o artigo no blog. Não pude comentar no site Educar para Crescer, por falta de lugar onde fazê-lo.

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    1. De fato Celson, a vida pode ser muito simples e isso precisamos passar para nossas crianças. Ter nem sempre é sinônimo de felicidade. E construir com as crianças seus brinquedos tem um significado muito especial. Obrigada por sua participação!! www.facebook.com/lojaeco - curte lá!

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